Especialidades Médicas
Medicina Geral e Familiar | Clínica Geral
Nesta especialidade médica, o indivíduo é observado na sua componente biológica, psicológica e social. A Família, como unidade, é igualmente seu objeto de estudo. Admite-se que a doença de uma pessoa afeta toda a sua família, sendo o inverso igualmente verdade. A dinâmica familiar pode afetar positiva ou negativamente a evolução da doença. Essencialmente esta especialidade desenvolve-se junto da comunidade, oferecendo cuidados próximos daqueles que são os seus utentes. Além de dar resposta à maioria dos problemas de saúde, o Médico de Família deve adotar toda uma série de gestos de Medicina Preventiva assim como compreender a dinâmica familiar que envolve os seus utentes.
Psiquiatria
Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspetivas biológica, psicológica, de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica.
Neurocirurgia
A Neurocirurgia é a Especialidade da Medicina que se dedica ao tratamento cirúrgico das doenças e lesões do Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e do Sistema Nervoso Periférico (raízes e nervos).
Incluem-se neste grupo as lesões e doenças da coluna vertebral que habitualmente se apresentam com clínica de dor cervical, dorsal, lombar e/ou dor irradiada para os membros. Ocasionalmente também podem apresentar-se com défices neurológicos.
Exemplos de problemas tratados pelos Neurocirurgiões são por exemplo os Tumores Cerebrais, os Traumatismos Crânio Encefálicos, as Hérnias Discais, o Canal Lombar Estreito, a Espondilolistesis, as Fracturas de Coluna (traumáticas ou osteoporóticas), os Tumores da Coluna, o Síndrome do Túnel Cárpico, etc. Claro que apenas uma pequena percentagem dos doentes com estas patologias tem indicação cirúrgica mas a Neurocirurgia pode estabelecer um plano terapêutico para estas doenças.
Ortopedia
A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético. Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o cancro ósseo, luxações congénitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico.
Pediatria
A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Os aspectos preventivos envolvem acções como promoção do aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um Crescimento e Desenvolvimento saudáveis. Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e do adolescente.
Pneumologia
Pneumologia é o estudo que se ocupa das doenças pulmonares e do trato respiratório. Doenças como a Tuberculose, Fibrose Pulmonar, Cancro do Pulmão, bem como as doenças profissionais são algumas das áreas que são abrangidas. Faz algumas técnicas nomeadamente espirometria, prick testes, entre outros.
Urologia
Urologia é uma especialidade cirúrgica da Medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pénis). As glândulas supra-renais acabaram por entrar na especialidade devido ao aspeto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.
Oftalmologia
É um ramo da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão, e com os olhos e seus anexos. Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A Oftalmologia, assim como várias outras especialidades da Medicina, tem várias subespecialidades, entre elas a oftalmopediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, etc.
Otorrinolaringologia
A Otorrinolaringologia (ORL) é considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, com características clínicas e cirúrgicas. O seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.
Medicina Dentária
Medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis. Um Médico Dentista é o profissional da saúde responsável por diagnosticar, tratar e prevenir todas as patologias orais e maxilares, bem como todas as estruturas anexas a estes.